segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Palpites do Zé para o Academy Awards (Resultado)


















  Pois é, a grande noite de gala do cinema passou, foi ótimo ver todas aquelas pessoas lá reunidas na festa da família, muitos amigos, bastante gente conhecida, e muitos familiares aparecendo (e eu aqui escrevendo notícia...desculpe chefe, não estou reclamando) e o mais importantes muitos filmes sendo premiados por seus trabalhos. 
  
É sobre isso essencialmente que se trata o Academy Awards, reconhecer os trabalho que mais se destacaram no ano, ainda que às vezes a Academia cometa algumas injustiças, esse ano foram poucas é verdade, mas ainda assim tiveram alguns prêmios dados mais por conveniência que por merecimento. 
  
E a grande surpresa foi eles estarem ficando o pouquinho menos nacionalistas e darem os grandes prêmios da noite para O Artista filme francês, ganhador de 5 Oscars, que nem poderia estar concorrendo nas categorias normais (teria que concorrer como Melhor Filme de Língua Estrangeira) se não fosse o fato de ser mudo. 
  
Notem que eu disse "um pouquinho menos" porque vale lembrar que apesar de ser estrangeiro, o filme se trata de uma homenagem ao cinema hollywoodiano o que certamente conseguiu chamar a atenção dos críticos, mas vale lembrar que A Invenção de Hugo Cabret de Martin Scorsese - que recebeu 5 prêmios - também é uma homenagem ao cinema e aos cineastas do passado e... é americano!!!
  
E sem mais enrolação, como todos se lembram, antes da cerimônia eu fiz minhas previsões de quem sairia vencedor em cada categoria, e agora chegou o momento de prestar contas e ver como ficaram os meus resultados de erros e acerto. Nesse post vcs pode conferir em quais categorias dei o palpite certo e quais não. Caso não confiem podem dar mais uma olhada no post original dos palpites aqui (mas juro que não estou roubando). 
  
Meu resultado foi: 11 Acertos e 9 Erros, sendo que não opinei em 4 categorias, 2 de documentários e 2 de curtas, porque são filmes que não foram lançados no Brasil. 
  
Apesar das premiações para o filme estrangeiro que eu não contava terem me tirado acertos em categorias grandes, acho que foi um bom resultado, não acham?!? 
  
Podem deixar suas opiniões aí em baixo nos comentários, sobre meus palpites e sobre o que acharam das premiações em si e farei o possível para responder!!! Espero que tenham gostado da noite que passamos em companhia da minha família, agora só no ano que vem, mas estaremos juntos de novo em 2013 certamente (se o mundo não acabar, é claro).
  
Abaixo está a listagem de Erros e Acertos:
  

  
Melhor Ator
Demián Bichir por A Better Life
George Clooney por Os Descendentes
Jean Dujardin por O Artista
Gary Oldman por O Espião que Sabia Demais
Brad Pitt por O Homem que Mudou o Jogo
  
  Depois de tantos comentários da crítica americana sobre ser a melhor atuação da carreira da Clooney e blá blá bá, realmente foi uma surpresa, apesar de alguns darem Dujardin como certo, achava que a Academia premiaria o galã queridinho da américa.
  
Melhor Atriz
Glenn Close por Albert Nobbs
Viola Davis por Histórias Cruzadas
Rooney Mara por Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Meryl Streep por A Dama de Ferro
Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn
   
  Justíssima premiação, apesar de ter outras grandes concorrentes, Streep esteve idêntica a primeira ministra em uma atuação excelente!!! E como sempre estava diva na premiação, foi aplaudida de pé e se emocionou muito durante o discurso, em sua 3ª passagem pela família Oscar. Teve ainda tempo de uma piada sobre algumas das indicadas não terem sido nem concebidas em sua ultima premiação.
  
Melhor Ator Coadjuvante
Kenneth Branagh por Sete Dias com Marilyn
Jonah Hill por O Homem que Mudou o Jogo
Nick Nolte por Guerreiro
Christopher Plummer por Toda Forma de Amor
Max von Sydow por Tão Perto e Tão Forte
  
  Plummer era o favorito e já tinha ganho o Globo de Ouro e levou mais esse também, um premiação justa para uma grande atuação em um filme que ganhou pouco destaque aqui no Brasil. Ahhh e aos 82 anos se tornou a pessoa mais velha a entrar pra família!!! Bem vindo vovô!!!
  
Melhor Atriz Coadjuvante
Bérénice Bejo por O Artista
Jessica Chastain por Histórias Cruzadas
Melissa McCarthy por Missão Madrinha de Casamento
Janet McTeer por Albert Nobbs
Octavia Spencer Histórias Cruzadas
  
  Mais uma que era dada como favorita e já tinha ganho todas as premiações do ano nessa categoria e a Academia não fugiu do protocolo.
  
Melhor Longa Animado
Um Gato em Paris
Chico & Rita
Kung Fu Panda 2
Rango
  
  Como eu tinha dito Rango era um grande concorrente também, achei que poderia dar Um Gato em Paris pelo estilo mais cultural do filme, o que agrada geralmente a coroada por lá, mas foi justo também!!!
  
Melhor Fotografia
O Artista
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
A Árvore da Vida
  
  Realmente A Invenção de Hugo Cabret era esperado e tem uma linda fotografia, mas achei que dariam esse para o filme de Spielberg para não deixar ele passar em branco, mas não o fizeram e Cavalo de Guerra não ganhou nada.
  
Melhor Direção de Arte
O Artista
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Meia Noite em Paris
  
  Confirmando seu favoristismo nas categorias artísticas o filme de Scorsese leva mais esse como o esperado, também merecido porque tem um visual lindo.
  
Melhor Figurino
Anônimo
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Jane Eyre
W.E. - O Romance do Século
  
  As vestimentas de época são ótimas e dão vida aos personagens por isso levou essa categoria.
  
Melhor Direção
Michel Hazanavicius por O Artista
Alexander Payne por Os Descendentes
Martin Scorsese por A Invenção de Hugo Cabret
Woody Allen por Meia Noite em Paris
Terrence Malick por A Árvore da Vida
  
  É...apostava mesmo que seria de Martin Scorsese esse ano, porém mais uma vez o diretor não conseguiu ser premiado pela Academia que preferiu o diretor francês, prêmio que talvez tenha tirado qualquer chance de A Invenção de Hugo Cabret vencer como Melhor Filme, já  que é difícil um filme ganhar essa categoria sem uma outra premiação de peso.
  
Melhor Documentário
Hell and Back Again
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
Paradise Lost 3: Purgatory
Pina
Undefeated
  
Melhor Documentário de Curta-metragem
The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement 
God is the Bigger Elvis
Incident in New Baghdad
Saving Face
The Tsunami and the Cherry Blossom
  
  Essas duas categorias a cima são compostas todas por filmes que não estrearam no Brasil, e como o orçamento do blog não permite me mandarem para ver filme no exterior (quer patrocinar a gente? Eu adoraria), eu não opinei sobre filmes que não vi.
  
Melhor Montagem (Edição)
O Artista
Os Descendentes
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem que Mudou o Jogo
  
  Contrariando o que muitos achavam, a edição frenética do filme de David Fincher leva o Oscar e desbanca o esperado A Invenção de Hugo Cabret. Boa aposta minha nessa se me permitem dizer e um prêmio merecido.
  
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Bullhead (Bélgica)
Monsieur Lazhar (Canadá)
A Separação (Irã)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)
  
  Esse não precisa nem comentar né, era mais certo do que chuva em São Paulo, ponto fácil esse!!!
  
Melhor Maquiagem
Albert Nobbs
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Dama de Ferro
   
  Alguns chegaram a dizer que a transformação em de Glenn Close em homem em Albert Nobbs poderia desbancar A Dama de Ferro, mas eu achava pouco provável, a maquiagem do filme é perfeita e envelheceu muito a Meryl Streep. Os fãs de Harry Potter é que não gostaram muito.
  
Melhor Trilha Sonora Original
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
O Espião que Sabia Demais
  
  Apesar de ter bons concorrentes, por ser um musical acabou levando a melhor com justiça.
  
Melhor Canção Original
Man or Muppet de Os Muppets
Real in Rio de Rio
  
  Uma piada essa, a musica de Rio é bem melhor, mas a Academia preferiu puxar o saco dos Muppets que são um simbolo da infância americana e deixaram o Brasil sem o prêmio outra vez!!! E já era injusto não terem nem indicado o filme para Melhor Animação, achei que pelo menos esse fossem ter a decência de dar.
  
Melhor Curta Animado
Dimanche/Sunday
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
La Luna
A Morning Stroll
Wild Life

Melhor Curta
Pentecost
Raju
The Shore
Time Freak
Tuba Atlantic
   
  Assim como as duas que já tiveram antes essas categorias são compostas por filmes que não estrearam no Brasil e como já falei anteriormente não dei palpite nesses filmes.
  
Melhor Edição de Som
Drive
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua
  
  Acho que Millenium poderia ter ganho essa, o visual de Hugo é lindo, mas o som não chama tanto atenção, mas acho que quiseram compensar o filme não ter ganho os prêmios grandes.
  
Melhor Mixagem de Som
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem que Mudou o Jogo
Transformers: O Lado Oculto da Lua
  
 Seguindo a linha da anterior, achei que ficaria para outro filme, acho que Trasformers merecia, mas a Academia não gosta muito de franquias, mas já que era assim podiam dar para Cavalo de Guerra... Enfim...
  
Melhor Efeitos Visuais
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua
  
  Hugo ganha mais um prêmio artístico e com justiça porque tem efeitos visuais ótimos!! Planeta dos Macacos era o favorito pela inovação tecnológica, mas o visual de Hugo é bem mais bonito e às vezes efeitos são mais beleza do que técnica. Harry Potter não ganhou de novo e a saga de filmes do bruxo termina sem conseguir entrar para a família.
  
Melhor Roteiro Adaptado
Os Descendentes
A Invenção de Hugo Cabret
Tudo Pelo Poder
O Homem que Mudou o Jogo
O Espião que Sabia Demais
  
  Não gostei da premiação, acho o roteiro de Os Descendentes bem fraco, na verdade vejo quase como um prêmio de consolação por não terem dado ao Clooney Melhor Ator, e se não ganhassem esse, não ganhariam nada!!! Os concorrentes não são muito fortes, mas acho ainda que Hugo merecia mais.
  
Melhor Roteiro Original
O Artista
Missão Madrinha de Casamento
Margin Call - O Dia Antes do Fim
Meia Noite em Paris
A Separação
  
  Prêmio merecido, apesar de alguns acharem que A Separação merecia mais, porém o vencedor tem seus méritos, por ser um ótimo filme e um roteiro muito bem escrito por Woody Allen que eu imaginava que não deixariam passar em branco nessa premiação.
  
Melhor Filme
A Invenção de Hugo Cabret
Meia Noite em Paris
O Homem que Mudou o Jogo
A Árvore da Vida
O Artista
Os Descendentes
Tão Perto e Tão Forte
Histórias Cruzadas
  
  Achava que o filme americano seria preferido ao invés do francês, sendo que ambos são uma homenagem ao cinema de antigamente, a falta de um prêmio nas categorias de peso atrapalhou Hugo de vencer, mas acho justa a premiação, já que O Artista é um filme mudo, em preto e branco e que conseguiu agradar muitas pessoas no mundo todo.  E mostra que ao  menos a Academia está um pouco menos nacionalista (mas só um pouquinho mesmo!!!).

  
  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...