sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Crítica Extra – Valente


  
  Pessoal essa semana temos uma Crítica Extra especial, essa é a primeira crítica da nossa colaboradora Flávia Eloá, então leiam e comentem o que acharam, tenho certeza que ela quer saber a opinião de vcs!!! Em breve vamos ter muitas outras dela com certeza, seja bem vinda mais uma vez!!! =)
  
  Os cabelos vermelhos de arco e flecha
  por Flávia Eloá
  
  Eu tinha um ingresso pro cinema, tava tanto tempo querendo ver Valente, aproveitei um dia que eu estava sozinha em casa e fui.  Assisti o trailer antes de ir ao cinema e fiquei imaginando que Valente ia ser uma daquelas histórias de contos de fadas da Disney que marcam, como Cinderela ou A Bela e a Fera. Não é pra tanto, mas de qualquer forma ia ser muito legal se rolasse uma continuação do filme. Vamos então à Crítica.
  
  Valente conta a história de Merida, uma menina linda que desde criança aprendeu com o pai a arte do arco e flecha. A mãe tentou criar a filha para ser uma rainha obediente e recatada, mas ela não admite que seus pais escolham o seu destino. Filme ótimo para as crianças aprenderem que quanto mais a nossa mãe implica com a gente, é porque elas se importam e se preocupam.
  
  Percebi que mesmo sendo uma animação, haviam muitos jovens e adultos na sala. Vejo que a junção da Pixar com a Disney gerou essa reviravolta nos cinemas, pois até eu se fosse, por exemplo, um filme tipo Os três porquinhos, não ia ao cinema pra ver... Já sei a história toda... Acho que essas novidades é que fazem pessoas de outras faixas etárias ficarem com a mesma curiosidade que eu fiquei.
  
  Eu estava bem curiosa pra assistir, meu lado criançona ficava fascinado com aquelas cores vibrantes e a carinha daquela princesa me chamava muito a atenção. O filme aborda a questão da saída da adolescência para uma vida adulta e Merida não se sente preparada para isso ainda.  Ela então decide afrontar sua mãe, participando da competição para ter direito de casar com quem quiser.
  
  A trilha sonora do filme não deixou a desejar.  Músicas certas nas horas certas. E ao contrário do que li por aí, não achei que o filme não foi bem humorado. Eu soltei altas risadas, o humor tanto quanto a parte dramática foram nas mesmas proporções. O figurino do filme é cheio de detalhes; apesar de ser uma animação, rola todo um trabalho com tecidos pra deixar a textura dos vestidos e armaduras parecendo os mais reais possíveis. E realmente é isso que o filme passa. E os cabelos da Merida? Eu fiquei fascinada com a cor e os movimentos dele, como se fossem de verdade mesmo.
  
  Gostei muito do filme e indico para um programa família, pois além de divertir muito as crianças, traz uma lição muito bacana sobre a importância de nossas mães em nossas vidas, quando muitas vezes a gente só reclama né?
  
: Oi pessoal! Vamos para mais uma crítica da semana? Gostei muito desse filme, várias coisas me fizeram amar a Merida... Mas o que eu achei mais legal foi o sentimento de amizade que acontece entre ela e o seu cavalo Angus. Ele é a fuga de Merida, que sempre que pode, escapa do castelo para correr pelo bosque. Ela consegue convencer Angus a viver todas as aventuras em que ela se mete.
  
  Adorei que ela afrontou os pais pra não ser obrigada a casar com quem eles queriam. E os trigêmeos irmãozinhos dela? Aprontam uma atrás da outra, incrível.
   
  O ponto marcante pra mim é a Merida, com seus cabelos vermelhos representando um pouco da sua personalidade; e vocês sabiam que ela é a primeira protagonista mulher depois da fusão Disney/Pixar? Acertaram em cheio colocando uma Princesa tão linda. Fato é que eles foram valentes (com trocadilho é claro) e Valente foi um tiro ao alvo, certeiro e perfeito! Essa conceito de protagonistas feminina já é algo que a Disney faz há muito tempo e nessa primeira vez que a Pixar aposta no formato, começaram muito bem.

  Gostei também bastante da trilha sonora que misturou músicas mais calmas e românticas com músicas mais agitadas, alto astral.  Essas músicas medievais, com o som de gaitas de fole me emocionam. Acho que por hoje é isso...
  
Ed: É muito engraçado né? As pessoas vão assistir animação já sabendo que vai ser tudo muito lindinho, muito fofinho... Mas só ser fofinho não vai me convencer, não sou tão fácil assim...
  
  Claro que eu descobri que eles tiveram um problemão pra poder simular na computação gráfica o tipo de tecido usado pelos escoceses na era medieval. Achei também a Merida é considerada uma princesa feminista demais. Tá, vão dizer que sou do contra... Assistam e tirem suas conclusões...depois comentem aí...
  
  Agora, não entendo...dizem que eu sou resmungão e mau humorado, essa pirralha metida a besta é o que então??? Só porque ela é mais bonitinha não tem problema?!?? A Pixar e esse pózinho de fazer chorar que estraga vocês viu?
  
  Enfim, melhor deixar essa papo pra lá, porque meu humor hoje não tá muito bom...até a próxima!
  
  

5 comentários:

  1. Eu curto muito essas animações pelo teor por trás do enredo todo, sempre temos algumas lições bacanas, piadas e tiradas que são feitos para todas as idades, ainda não vi esse filme mas vou conferir com certeza :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, que bom que gostou André!
    Bjus, Flávia

    ResponderExcluir
  3. Vc me deixou com vontade de assistir o que eu não estava nteressada..

    Bus @Juju_Bela

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo plenamente, a Pixar tem o seu jeitão de passar a mensagem de envolver, de misturar emoção com uma boa história, criativa, envolvente e com o aval da Disney e mistura criativa, é uma animação formidável!
    O movimento dos cabelos é uma técnica chamada Physics que molda-se o cabelo fio a fio se necessário e os movimentos são calculados de acordo com o movimento do personagem, é uma evolução genial assim como o efeito de luzes capazes de movimentar-se mudando a posição das sombras, essa é uma das heranças do Titio Jobs...

    Ps: É a sua primeira crítica? Aqui fica uma dica... Continue! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Mais textos da Flavia por favor. Valente tem tudo pra ser mas uma ótima animação. Juntando o que a de bom na Disney com o que tem de melhor na Pixar. Vou assistir com certeza

    ResponderExcluir

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...