quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Festival do Rio de cinema 2012 em andamento


  
  Amanhã, dia 27 de setembro começa o Festival do Rio que acontece anualmente e apresenta alguns dos grandes filmes do ano, em amostras temáticas e competitivas. Se vc mora no Rio de Janeiro ou vai estar pela cidade nas próximas semanas, aconselho fortemente a escolher um dos vários locais onde o festival vai estar acontecendo e ir conferir.
  
  Além das mostras de filmes ainda acontecem eventos como debates, apresentações, sessões com celebridades, além é claro da premiação ao final do evento, que vai até dia 11 de outubro. Serão 400 filmes divididos em 20 amostras e entre as presenças ilustres nas sessões especiais temos confirmados o ator Jeremy Irons (Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei), os diretores do filme Pequena Miss Sunshine, entre outros.
  
  Um que ficou faltando na lista é Amour que foi o vencedor da Palma de Ouro em Cannes do diretor Austríaco Michael Haneke (A Fita Branca) e também não teremos a presença do The Master, muito comentando no Festival de Veneza, do diretor Paul Thomas Anderson (Sangue Negro) que trás o ator Joaquin Phoenix (Johnny & June) de volta aos cinemas.
  
  Em compensação o festival presta homenagens à 4 grandes diretores e suas obras. Os portugueses Manoel de Oliveira (Romance de Vila do Conde) - com exibição de 7 de seus curtas - e João Pedro Rodrigues (A Última Vez Que Vi Macau). Um dos grandes mestres do terror John Carpenter (Fantasmas de Marte) e também uma retrospectiva dos filmes de Alberto Cavalcanti (Um Homem e o Cinema), considerado como o mais internacional dos diretores brasileiros.

  Como algumas novidades nas mostras, teremos uma especial sobre o meio ambiente, uma focada no cinema do Reino Unido, uma de curtas sobre a Vila do Conde em Portugal (que juntamente com as dos diretores do país, integram a mostra Imagens de Portugal), uma sobre surf, com os filmes em destaque sobre o esporte e ainda a tradicional Mundo Gay.
  
  Com tudo, isso opções não vão faltar para quem quiser comparecer ao evento mais importante de cinema do pais e um dos mais conhecidos da América latina.
  
  Para escolher suas sessões preferidas, baixe a Revista Oficial com a programação ou veja a programação no site do evento. Quem quiser também pode acompanhar o Twitter e a Fanpage oficiais do evento
  
  E o CA com certeza estará presente em algumas sessões e eventos para trazer o que for possível do festival para vcs leitores, por isso sigam o @CinefilaArte no twitter e curta a nossa Fanpage para ficarem ligados no que vai rolar no festival desse ano.
  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...