terça-feira, 6 de novembro de 2012

Festival Adaptação acontece esse mês no Rio de Janeiro


  
  O Festival Adaptação é um projeto que chega a seu terceiro ano e atua na interseção da literatura com o cinema. O projeto estará acontecendo no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 18 de outubro e mais do que uma janela de exibição, a intenção do festival é estabelecer um local de encontro do público com os diretores, roteiristas, escritores, teóricos e artistas convidados a cada edição. Acontecem exibições de filmes, realizam-se debates, além de atividades de formação e qualificação profissional.
  
  Como adaptação é um tema muito abrangente e acontece de muitas formas - inclusive da forma inversa que estamos acostumados, já que muitos filmes inspiram escritores em seu livros - em cada edição os organizadores procuram escolher um tema para orientar suas escolhas e definir como será o formato do evento no ano. Nesse ano, o tema selecionado é os  90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, que é considerado um marco na cultura brasileira e responsável por revelar novos rumos para a produção artística do Brasil. O Festival apresenta filmes e debates que dialogam com a ideia do evento que marcou época na cultura artística do país e debate quais as influências desse movimento na arte brasileira produzida desde então e também de que maneira o ideário da Semana foi trabalhado pelo cinema e pela literatura ao longo do século XX e nos dias atuais. 
  
  A curadoria é assinada pela jornalista Carolina Benjamin e pela roteirista Rita Toledo, sócias na produtora DAZA ao lado da atriz Leandra Leal (Boca do Lixo). O roteirista e professor Lucas Paraizo (Laura) também é um dos curadores.
  
  As atividades do festival estarão acontecendo nos espaços Instituto Moreira Salles, Espaço Itaú de Cinema, Oi Futuro - Ipanema - com ingressos à R$ 12,00 (inteira) - e, como novidade desse ano, na Praça do Conhecimento, na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, onde irão acontecer sessões de cinema (com entrada gratuita) e curso com o professor Hernani Heffner, entre os dias 12 e 15 de novembro.
    
  Durante os 11 dias, estes espaços receberão longas e curtas-metragens de renomados roteiristas e diretores que estabelecem conexões com o trabalho dos artistas e intelectuais do passado, que tem início com a pré-estreia do documentário Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now, de Ninho Moraes (o diretor estreia nos cinemas e também é o responsável pelo roteiro do filme)  e Francisco César Filho (Augustas).

  As exibições contam com a mostra Especial Joaquim Pedro de Andrade exibirá a obra completa do diretor carioca em cópias de 35 mm restauradas. Entre os destaques,  o longa O Homem do Pau-Brasil (1981), uma desafiadora homenagem a Oswald de Andrade, além do clássico adaptado de Mário de Andrade, Macunaíma (1969).
  
A programação procura refletir o espírito inovador do Modernismo e muitos filmes trabalham, de distintas formas, o imaginário sobre a brasilidade.  Girimunho (2011) e Crede-mi (1996), por exemplo, são obras que trazem o interesse pela realidade do “sertão” e possuem inspiração na literatura de Guimarães Rosa.  Febre do Rato (2011) e O Baixio das Bestas (2007), ambos de Cláudio Assis, também serão exibidos, seguidos de uma mesa de debates com o renomado roteirista dos filmes, Hilton Lacerda.
    
  Além das sessões de cinema, acontecerão mesas de debates e também atividades educacionais como oficinas, cursos e laboratório (para essas atividades era necessário fazer inscrição, que infelizmente já estão encerradas). Para quem se animou e pretende ir conferir, é só dar uma olhada na programação de debates ou das exibições de filmes. O calendário completo por dia pode ser visto na página do Festival ou ainda você pode ter acesso a todas as informações no catálogo em pdf.
  
  Para quem acompanha o CA, é só ficar ligado que em breve teremos posts por aqui sobre alguns dos eventos que vão rolar por lá. Quem ainda não nos acompanha, essa é a hora!!! Não perca tempo e siga o @CinefilaArte e Curta nossa Fanpage para ficar por dentro das novidades.
  
  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...