quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Literatura -- O Mistério da Rua das Andorinhas


    
  
  Continuando nossa sessão, Saindo do Roteiro onde, para quem não sabe, falamos um pouco de outras artes que não a 7ª. Estivemos no lançamento do livro infantil, O Mistério da Rua das Andorinhas. O livro é baseado no texto teatral de mesmo nome e foi escrito por Débora Esteves, que também foi responsável pela autoria da versão para o teatro.
  
  O Lançamento do livro foi feito pela Editora Multifoco e aconteceu na sede da editora, que está localizada na Lapa, no Rio de janeiro e contou com a presença da autora e dos ilustradores Daniela Fontan e Pedro Esteves, filho da Débora que tem 10 anos e já tem suas primeiras ilustrações impressas. Amigos e convidados também estiveram presentes no lançamento onde houve um tarde de autógrafos com a autora e os ilustradores. Todos queriam seu exemplar autografado. 


  
  Além de todos os detalhes do evento, temos também uma surpresa para vcs. Em parceria com a editora, vamos realizar o sorteio de um exemplar do livro para nossos leitores que nos acompanham nas redes sociais. Por isso leiam o post até o final para ver como participar da promoção.  
  
  O livro conta a história de uma turma de crianças que brincam na Rua das Andorinhas e der repente se deparam com um mistério, um menino do bairro esta desaparecido, o menino da rua do lado. Apesar dele não ter muito contato com as outras crianças, seu desaparecimento deixa todas as outras crianças intrigadas, porque ao mesmo tempo que o menino sumiu, surgiu no bairro um grandalhão que ninguém conhece. As pessoas da rua estão desesperadas com o mistério desse desaparecimento, mas as crianças acreditam que o grandão esquisito pode ser a chave para resolver esse mistério.
  
  Em entrevista exclusiva ao CA, Débora contou que quando criou a história, fez pensando apenas no texto dramatúrgico, mas que por conselhos de amigos começou a pensar na possibilidade de transformá-lo em um livro infantil. Porém essa transição não foi tão fácil quanto parece: "A linguagem literária é completamente diferente da dramatúrgica. O texto teatral tem muitos diálogos e eu tive uma canseira para fazer essa narrativa se transformar em um texto literário, mas o resultado me surpreendeu, gostei muito." - Conta a autora, sobre o processo de adaptação que levou cerca de 2 anos para ficar com a cara que ela imaginava.
  
  Débora, que também é atriz, encenou nos palcos o espetáculo, que agora foi transformado em livro, com a Cia teatral da qual faz parte, a Cia do Risco. E Claro que perguntamos como foi trazer esses personagens para as páginas do livro: "Meu personagem na peça era a Ciça e foi muito gostoso transforma-la em um personagem do livro, até porque eu já imaginava, já tinha a personalidade e a ideia dela formada na cabeça. Nós vivemos durante 8 anos esse espetáculo rodando por vários lugares, então os personagens já eram bastante definidos pra mim. Por isso mesmo, essa parte da criação da personalidade de cada um deles foi a parte mais tranquila de desenvolver, porque todos na compania já eram muito próximos deles."
  
  O livro tem uma leitura leve e muito interessante, com ilustrações bem próximas do universo infantil e com uma história que com certeza vai divertir e prender a atenção das crianças, ainda mais em uma época que poucas param para ler livros, com todo acesso que têm a internet. Esse é um tipo de projeto que tem que ser apoiado, para que a literatura infantil não se perca por causa da tecnologia, as novas gerações não podem esquecer o quanto é gostoso segurar um livro novo nas mão e viajar nas suas páginas por algumas horas. 
  
  E para falar a verdade, não são  apenas os pequenos que viajam nesse universo dos livros infantis, quando a história é interessante e viva, muito adultos se prendem a ela e acabam voltando à infância por alguns momentos enquanto se deixam levar por aquele mundo mágico da literatura.
  
  
  As boa vendagens do dia do lançamento, comprovam o bom trabalho desenvolvido e a autora diz que gostou muito da experiência de escrever e pretende continuar com os projetos literários, juntamente com sua carreira no teatro, apesar de ainda não ter nenhum novo projeto concreto em mente. Débora afirma ainda que a editora foi bem receptiva, apoiaram rapidamente o projeto e o processo de produção se desenvolveu de forma bem tranquila e que isso é também um incentivo para que as coisas não parem por aqui: "Com os livros, eu não pretendo por um ponto final aqui, quero escrever mais e publicar mais. Espero mesmo que as Andorinhas voem e parem nas livrarias e nas estantes das crianças".
  
  
  O Mistério da Rua das Andorinhas, ainda não tem data definida para chegar as livrarias, mas quem se interessou, pode comprar o seu pelo site da Editora Multifoco (clica aqui que vai direto pra página de compra) por R$32,00. E é claro, com prometi no início do post, vamos sortear um exemplar para os leitores que nos acompanham nas redes sociais!!! 
  
  Para participar do sorteio é simples:
  
  1 - Vá até a nossa Fanpage no Facebook e clique em Curtir para nos acompanhar.
  
  2 -  Na sessão de "Promoções" da Fanpage, clique no botão "Quero participar".
  
  3 - Tweet E/OU Compartilhe no seu mural do Facebook a frase: "Eu quero o livro O Mistério da Rua das Andorinhas que o @CinefilaArte e a @edmultifoco estão sorteando!!! http://bit.ly/W6HYfq" (Lembrando que se for sorteado e não tiver compartilhado, nem tweetado, haverá outro sorteio!)
  
  4 - Pronto!!! Agora é só aguardar... o sorteio acontece no dia 10 de dezembro (Papai Noel vai chegar mais cedo pra alguém esse ano =D). 
  
  O resultado será divulgado no mesmo dia aqui no post e nas nossas redes sociais. Por isso não esqueçam de curtir a Fanpage e seguir o @CinefilaArte!!! Espero que tenham gostado da cobertura do evento e lembrem-se literatura também é uma arte!!! ;-)
  
   Veja outras fotos do evento:
  


  
  --------------------------------------------------- Atualizado em 11/12 ------------------------------------------------
  
  A vencedora do nosso concurso, que vai receber um exemplar do livro infantil O Mistério da Rua das Andorinhas, foi >> Mariene Ribeiro. Parabéns!!! Aguardamos seu contato nas próximas 24h. Caso não haja contato nesse período, ou alguma coisa não estiver de acordo com as normas da promoção, realizaremos outro sorteio. O contato pode ser feiro através das nossas redes socias Facebook e Twitter, ou pelo e-mail cinefilaarte@gmail.com
    
--------------------------------------------------- Atualizado em 11/12 ------------------------------------------------
  
  Depois de não ter conseguido contato com a sorteada à cima e depois de ter passado um tempo sem poder refazer o sorteio por problemas pessoais, finalmente o sorteio foi realizado novamente e temos uma nova vencedora que é a......Larissa Teixeira (http://sorteie.me/fb/QRw), acho que dessa vez conseguimos que a vencedora faça contato!!! Caso não haja contato (o que eu realmente espero que não aconteça), ou alguma coisa não estiver de acordo com as normas da promoção, realizaremos outro sorteio. O contato pode ser feiro através das nossas redes sociais Facebook e Twitter, ou pelo e-mail cinefilaarte@gmail.com

  Até o próximo post pessoal!!!
  

Um comentário:

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...