segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AnimaMundi - O maior festival de animação do Brasil começou!

   









  Essa postagem é para falar sobre o inicio do AnimaMundi aqui no Rio de janeiro, como o título da postagem deixa bem claro. Mas antes, algumas explicações são necessárias. Se vc é um frequentador assíduo do CA (e eu espero que seja, caso não, é hora de se tornar > Segue e Curte), vc percebeu que ficamos parados no último mês. Isso porque, primeiramente, tive alguns compromissos profissionais que tomaram meu tempo por completo e nas últimas semanas estive viajando para fora do país e não tive como atualizar o site (em breve faço uma postagem com mais detalhes da viagem, ou não... =p). Por isso também, não tivemos nosso concurso temático do #LingerieDay desse ano =( mas ano que vem prometo que ele estará de volta! Além disso, estamos trabalhando em um processo de reformulação do CA para melhorar nosso conteúdo para todos vcs, nossos leitores e esperamos que em breve vcs possam notar as melhorias e novidades. Por isso estou aproveitando esse início de post para avisar a todos vcs que estamos de volta e pretendemos cada vez estar mais presentes, por isso não deixem de visitar o site e acompanhar todas as novidades que vão surgir por aqui sobre a 7ª arte e muitas outras novidades que vem por ai!!! 
  
  Explicações dadas, vamos ao tópico principal do post, o AnimaMundi!!! Sim, esse festival que já virou referência mundial, chega mais uma vez ao Rio de janeiro entre os dias 2 e 11 de Agosto e São paulo entre 14 e 18 de Agosto, trazendo as já conhecidas amostras de curtas e longas competitivas e as amostras não competitivas Panorama, Animação em curso e Futuro animador, com o que de melhor está rolando na animação mundial. Além disso, teremos também as amostras especiais A Escola Polonesa de animação, Olho Neles!, Illuminated Films e muitas outras.
  
  Já estive em algumas sessões no final da semana passada aqui no Rio e posso dizer que a qualidade das animações está bem interessante. Principalmente na amostra especial Olho Neles!, onde podemos ver estudantes e animadores iniciantes mostrando um bom trabalho e como o nome já diz, é bom ficar de olho neles, porque em breve devem estar surgindo com coisas boas para o mercado.
  
  No Rio de janeiro tem outra novidade no evento desse ano. O festival está de casa nova e além dos já conhecidos locais de exibição como o Cine Odeon e o Oi Futuro em Ipanema, grande parte das sessões estão concentradas no espaço da Fundição Progresso na Lapa, um dos bairros mais boêmios e recentemente um dos grandes pólos turísticos do Rio de janeiro.
  
  Outro ponto alto, já famoso, do festival são as sessões de Papo Animado que sempre recebe profissionais renomados do mercado de animação para um papo sempre muito instrutivo e divertido com o público. 
  
  Nesse ano, estarão presentes feras como Ennio Torresan, animador carioca que vive há mais de uma década em Los Angeles, onde atualmente é chefe do departamento de histórias da DreamWorks; David OReilly, animador irlandês que mora em Los Angeles, que tem como marca do seu trabalho deixar à mostra elementos do processo criativo que outros em geral preferem esconder, como os grids e timecodes; Chris Wedge que é nada menos que um dos fundadores do estúdio Blue Sky, criadores de A Era do Gelo e Robôs, filmes dos quais Wedge foi diretor. Esse também é o estúdio onde trabalha o brasileiro Carlos Saldanha (Rio), parceiro de Wedge em muitos trabalhos e seu mais notável discípulo. O mais recente projeto de Wedge como diretor é o longa Epic (Reino Escondido, no português) que saiu em maio desse ano aqui no Brasil; entre outros que estarão conversando com a galera e mostrando alguns de seus trabalhos. 
  
  Para mais informações e para ter acesso a programação completa e os locais de exibição de cada uma das sessões do festival, acesse o site do evento. Eu certamente ainda irei em mais algumas sessões, fora os Papos Animados, então fiquem ligados aqui para mais cobertura do evento e se tiverem a chance de ir, seja no Rio ou em Sampa, tenho certeza que não vão se arrepender. 
  
  Ahhh se alguém for aparecer nas sessões aqui no Rio, entrem em contato pelas nossas redes sociais @CinefilaArte ou pela Fanpage que nos encontramos para trocar uma ideia por lá. Quem quiser também deixar um depoimento sobre as sessões que assistiram, podem usar os comentários abaixo, mandar mensagens para as redes sociais ou ainda mandar seu depoimento para cinefilaarte@gmail.com que colocaremos suas opiniões por aqui.
  
  Espero que todos aproveitem a dica e vamos animar!!! =D
  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...