sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Especial AnimaMundi: Papo Animado - Ennio Torresan

  
  
  Continuando nossas postagens especiais sobre o AnimMundi, que aliás já está entrando em sua reta final aqui no Rio - isso mesmo, o festival desse ano se despede da cidade maravilhosa no próximo domingo e segue direto para Sampa, onde estará em exibição entre os dias 14 e 18 de agosto - estivemos na sessão do Papo Animado que é uma das mais tradicionais do festival, onde eles recebem artistas renomados do mundo da animação para conversar com o público, contar sua trajetória e mostrar seu trabalho. O convidado dessa sessão foi Ennio Torresan, animador carioca que hoje é diretor de histórias na DreamWorks Animation.
  
  Na sessão que durou pouco mais de duas horas e aconteceu na nova casa do festival, a Fundição Progresso na Lapa, Ennio falou sobre sua trajetória , mostrou seus primeiros trabalhos, como por exemplo o curta A Porta, o clipe Palavra certa da música de Herbert Vianna, e é claro a premiada animação El Macho que abriu as portas para que ele pudesse ir trabalhar no exterior, onde passou por vários grandes estúdios como Nickelodeon e Walt Disney, até chegar na empresa que já se encontra há mais de 10 anos e onde participou de projetos que se tornaram franquias de sucesso no cinema mundial, Kung fu Panda, Madagascar e Megamente foram alguns deles. Seu último trabalho chegou recentemente aos cinemas brasileiros, a animação Turbo que conta a história de um caramujo apaixonado por velocidade, onde Ennio e sua equipe foram responsáveis por grande parte da criação visual.
  
  A história do animador foi ilustrada com a exibição da maioria das animações mencionadas de sua carreira, além de trechos dos filmes onde pudemos ver o concept art original das animações, uma grande experiência e inspiração para os amantes da animação e para aqueles que de alguma forma pretendem trabalhar na industria multimídia e cinematográfica.
  
  É sempre muito inspirador quando temos a oportunidade de conhecer um pouco mais um profissional de sucesso, especialmente se ele é do nosso país e alcançou uma grande posição não só nacional, como internacionalmente. Ainda mais sendo que eu mesmo pretendo um dia ir trabalhar fora do país na industria cinematográfica e ver alguém que chegou lá, sempre nos motiva a continuar no caminho para chegar onde desejamos. Ennio é um grande exemplo de profissional que com muito talento e dedicação chegou onde se encontra atualmente, fazendo o que gosta, em uma grande empresa e representando seu país no exterior. Gostaria de deixar aqui meus parabéns à Ennio Torresan Jr. pela sua trajetória e pelo trabalho que vem desenvolvendo.
  
  Paralelamente ao seu trabalho na DreamWorks, Ennio está desenvolvendo um novo projeto produzido no Brasil pela Otto Desenhos Animados, intitulado Até que a Esbornia nos Separe. No galpão do festival na Fundição, é possível ver uma exposição do story board do longa que está sendo finalizado e será lançado possivelmente até o final desse ano.



  

  Para quem gostaria de ter a chance de participar de uma sessão de Papo Animado, ainda tem uma sessão hoje a noite com Regina Pessoa - autora da premiada trilogia autoral sobre o tema da infância: A Noite, História Trágica com Final Feliz e Kali, o Pequeno Vampiro - e uma no sábado à noite com a presença de Chris Wedge - diretor e co-fundador do estúdio Blue Sky. Confira o site do festival para mais informações.
  
  Para continuar acompanhando as notícias sobre o festival e muito mais sobre o mundo do cinema siga @CinefilaArte no twitter e curta a nossa Fanpage!
  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...