segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cobertura Festival do Rio [Parte 1]

 
  Mais uma vez chegamos à essa época tão esperada para o cinema nacional: o Festival do Rio de cinema! E como sempre fizemos nos últimos anos, o CA estará presente em muitos dias do festival trazendo as melhores coberturas dos eventos, críticas dos filmes entre outros detalhes.
  
  O FestRio, para quem não conhece, é um dos festivais internacionais de cinema mais famosos do país e todo ano recebe vários filmes do mundo inteiro, além dos diversos nacionais, que competem na Première Brasil e na competição de curtas, e das diversas mostras, já conhecidas, que acontecem durante o festival, tais como: Expectativa, Filme Doc, Midnight Movies, Mundo gay entre outras. O tema principal desse ano é a Alemanha, apresentando as mostras especiais Ulrike Ottinger: A Prática da Invenção, Escola de Berlim, Clássicos Alemães e Foco Alemanha. 
  
  É claro que outro lugares do mundo também estarão presentes por exemplo nas mostras Alain Guiraudie: A Felicidade Está no Campo, Claire Simon: Ficção e o Real, Goldie Goes Rio! e Clássicos Alfred Hitchcock, sem falar é claro na já conhecida Première Latina.
  
  Enfim, teremos durante as duas semanas do evento, cinema e filmes para diversos tipo de gosto, público e nacionalidades. Portanto, se você mora no Rio ou não mora, mas está de passagem por aqui nesse período, não deixe passar a chance de conferir de perto esse grande encontro do cinema mundial.
  
Mas vamos ao que interessa, na primeira parte da nossa cobertura fomos conferir o muito comentado Nebraska. O filme foi indicado a Palma de Ouro em Cannes e rendeu o prêmio de Melhor Ator no festival para Bruce Dern (Django Livre). O filme com todo estilo de um clássico road movie, em preto e branco, conta a história de um pai de família com uma idade já avançada que resolveu ir à cidade de Lincoln, Nebraska receber um suposto prêmio de $1.000.000,00 e quando seu filho mais novo resolve levá-lo, a viagem vai render um prêmio muito maior do que qualquer dinheiro poderia dar, em uma envolvente história sobre valores familiares, com um humor inteligente na dose certa.
  
  Nebraska é o novo filme do diretor Alexander Payne que anteriormente dirigiu o badalado Os Descendentes, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Apesar de, pessoalmente, não ter gostado muito do filme. Porém, nesse novo projeto, Payne conseguiu acertar um grande trabalho que faz jus a todos os comentários que vem sendo feitos sobre ele. Bastante recomendado, certamente uma das grandes opções do festival. Fiquem ligados que em breve teremos a crítica completa aqui!
  
Encerrando a noite, estivemos no divertidíssimo Um Time Show de Bola (Metegol no original em castelhano) primeira animação em 3D do vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro Juan José Campanella (O Segredo dos seus Olhos ), o filme teve sua sessão de gala no cinema Odeon, com a presença do diretor e de convidados.
  
  A Animação baseada no clássico jogo de pebolim, se mistura com a emoção do futebol de verdade quando os jogadores de uma antiga mesa adorada por um garoto, ganham vida e vão ajuda-lo a resolver seu problemas. Apesar de ser o ponto de partida Campanella afirma: "O foco da história não é sobre futebol ou pebolim, é uma história sobre amizade, amor, união e perseverança".
  
  O filme estreou com um sucesso estrondoso na Argentina, muito além das expectativas de todos que, segundo o próprio diretor, era esperado estrear em 4º lugar por estar competindo com as animações Turbo, Meu Malvado Favorito e Universidade Monstros e na verdade acabou ficando em primeiro durante todo o período de exibição.
  
                                                                        Veja mais imagens na nossa galeria
  
  "As pessoas costumam usar a projeção 3D para coisas enormes e maravilhosas, no meu caso preferi o 3D como algo que se aproxima do público, quase como o teatro, que é algo que eu adoro e você pode se sentir perto dos atores e do que está acontecendo em cena, pra mim essa é a principal função e o que me encanta na projeção 3D." - Pontuou o diretor.
  
  Essa foi a primeira parte da nossa cobertura no FestRio 2013, mas o festival está só começando e ainda teremos muito mais sobre o evento aqui pra vocês, então fiquem ligados nas próximas postagem e continuem acompanhando tudo, seguindo o @CinefilaArte e curtindo nossa Fanpage.
  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...