sábado, 16 de novembro de 2013

Crítica da Semana -- Capitão Phillips


   
  O Capitão Nascimento da Marinha Americana
  
  Lá vem Hollywood com seus filmes "baseados em fatos reais" novamente, mas, com uma surpresa na mala ou melhor no navio. Este filme consegue superar todas as expectativas até dos mais otimistas em relação ao contexto, afinal a história é muito simples conta sobre o momento heroico do Capitão Phillips que apesar de toda experiência que possui se encontra na meia idade e tem seu navio de transporte de cargas atacado por piratas desesperados que não tem nada a perder.  
  
  O filme é adaptado do livro A Captain's Duty escrito pelo próprio Capitão Richard Phillips que em 2009 teve seu navio, o Maersk Alabama, sequestrado por piratas na Somália.
  
  Inicialmente parece algo óbvio, mas, as próprias circunstancias vão mudando a cada momento, tornando o filme cada vez mais tenso, imprevisível e nos deixando mais agoniados a cada minuto.
  
  Através do excelente trabalho do diretor Paul Greengrass (Ultimato Bourne) consegue, utilizando-se de recursos de câmeras, nos deixar sem folego junto com o Capitão Phillips, interpretado de forma primorosa pelo Tom Hanks (A Viagem) que sofreu de todas as formas com os pescadores/piratas sendo liderados pelo impulsivo e inexperiente Muse (Barkhad Abdi, que faz sua estreia nos cinemas) que tem que seguir as ordens dadas sob muita violência e ameaças, mas esta ambição e um pouco de ingenuidade transforma um roubo em um sequestro de nível internacional.
  
  Por outro lado o ponto forte do personagem Phillips teve uma grande força mental e percepção para manipular toda a tripulação pirata num momento critico onde sua vida a todo momento estava sendo provada.  
  
  Como disse no inicio desta critica, um filme diferenciado com muita ação, suspense, drama e que expõe ao mundo a dificuldade de um pais como a Somália que não consegue se levantar devido a devastação das guerras, fomes e abusos. 
  
  Podemos considerar o filme bem equilibrado, pois apesar de no fim a solução acontecer devido a excelente pericia da Marinha Americana, o que possivelmente possa ter acontecido na realidade, no inicio do filme o Capitão percebeu uma movimentação estranha, podendo ser de possíveis piratas e a "atendente" da ligação afirmou sem nenhuma verificação que se tratava de pescadores e deveria permanecer o rumo normal, sendo assim deu empate na "intocável" competência Naval Americana.
  
  Com certeza este filme da novo folego a carreira de Tom Hanks no cinema e abre as portas para o ator Barkhad Abdi que efetivamente foi perfeito!
  


: Como foi dito na crítica, filme baseados em fato reais vez por outra estão aparecendo nos cinemas e existe um público que se identifica bastante com esse tipo de história. Porém recentemente não lembre de nenhum que podemos chamar de sucesso e essa nova produção capitaneada (literalmente se é que me entende) por Tom Hanks chega para mudar esse cenário.  

  
  
  
  Apesar de sua longa convivência e proximidade com a nossa nobre família dos Oscars, há algum tempo Tom não emplacava um grande filme nos cinemas. Porém, parece que o papel do Capitão o coloca de volta no centro dos holofotes e em grande estilo. Muitos já estão falando inclusive em um possível terceiro prêmio da Academia à caminho. Apesar da forte concorrência que vai encontrar em Forest Whitaker pelo seu papel em O Mordomo da Casa Branca.
  
  Porém de todas as surpresas do filme, talvez a atuação de Abdi seja a melhor delas, o ator estreante nos cinemas, estava trabalhando como motorista quando foi selecionado para o elenco de Capitão Phillips, porém a identificação do novo ator com os problemas na Somália tratados no filme não poderia ser maior, já que sua família fugiu da Somália para Yemen por causa da Guerra Civil. Quando ele tinha 13 anos, se mudaram para Minnesota nos EUA. Agora com o trabalho apresentado nas telas, tenho certeza que o mundo perdeu um motorista, porque novas oportunidades vão surgir em breve para o jovem somaliano que tem as portas do cinema mundial se abrindo para sua carreira.   
  
  Greegrass também é um grande diferencial entre o filme estar sendo um sucesso ou ter sido apenas mais um. Todos os elementos que fazem parte do seu estilo de cinema que ficaram famosos com a Trilogia Bourne estão presentes, com o diferencial de que a oposição entre o as péssimas condições de vida da Somália e os moldes capitalistas representados pelo cargueiro, o capitão e sua tripulação são o pano de fundo perfeito para Greegrass trabalhar todas as contraposições que existe entre o estilo de vida das pessoas de cada um dos barcos, assim como de cada um dos países que representam. As conexões e oposições constroem o fio conector da história, que é levada com momentos de bastante ação e suspense. Mais um grande trabalho que volta aos cinemas 3 anos após  Zona Verde.    

  

Ed:  Uhnn uma crítica mais difícil do que eu esperava para o meu feriado, mas tudo bem. Por se tratar de uma história pautada em conceitos sociais e econômicos. Achei que muito coisa ficaria com cara de forçada ou tendenciosa, mas parece que Greegrass resolveu complicar minha vida, mais uma vez.
  
  Ainda assim, por mais incomum que isso pareça, a parte de onde mais tenho o que falar hoje é sobre as sequencias finais do filme, que na maioria das vezes são o ápice, inclusive em filmes meia boca.

  Porém nos momentos finais, algumas sequencias recorreram aos clichês baratos que com não combinam em nada com o estilo da história (o que faz com que fiquem mais evidentes) e que são aquelas sequencias clássicas "para produtor ver" que dá aquele tom café com leite na história para aumentar o apelo para o grande público.
  
  Sem falar é claro no patriotismo, que é marca registrada do cinema norte americano, e que é evidenciado pela ação da Marinha no resgate do navio que só poderia ser representada de forma mais perfeita e heroica se o resgate fosse feito pelos Vingadores!

  É... acho que não tem muito mais do que isso, mas pelo menos já fiz minha parte, além do mais, dá um desconto né gente, afinal hoje ainda estamos em ritmo de feriado!!!

  Ficha Técnica do Filme
  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...