quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dicas que vão deixar sua filmagem com celular mais profissionais


  

  Este texto é uma contribuição da Nextel.
  
  Aparelhos de celular estão a cada dia mais modernos e uma das maiores armas das marcas é: a criação de aparelhos com câmeras melhores. Temos até mesmo celulares com câmeras de 41 megapixels de resolução. Para quem é amante do cinema, nada melhor do que ter uma câmera muito potente, a qualquer momento do dia, para fazer suas imagens.
  
  O grande problema de amar tanto a sétima arte é querer sempre ter imagens de qualidade para mostrar para os amigos. Para isso, saber pequenas técnicas de filmagem pode ajudar muito na sua pequena produção. Seja para editar depois, ou para postar na hora em suas redes sociais, existem algumas coisas bem simples que se receberem um pouquinho mais de atenção podem valorizar muito o seu trabalho ou diversão. Vamos a elas?

  
  O primeiro passo é selecionar as opções da câmera do celular para o melhor tipo de resolução. O arquivo vai ficar um pouco mais pesado, mas a qualidade mais alta de vídeo vale a pena nessa hora. Esse tipo de mudança fará com que até mesmo seus vídeos para o Instagram e Vine fiquem melhores. Como aqui somos todos amantes do cinema, não tem como gostar de imagens ruins, sem definição ou muito tremidas.
  
                                     Imagens em baixa resolução podem causar distorções, perda de cor e defeitos na iluminação da cena.
  

  O enquadramento é o segundo ponto mais importante na hora da gravação. Saber o que você quer filmar e colocar ele no lugar certo na imagem vai fazer do vídeo algo muito melhor do que o esperado, dando a ênfase certa para o vídeo. Colocar o objeto mais importante mais à direita ou à esquerda, dará ainda mais ênfase ao movimento e evidênciará o segundo plano. Alguns aparelhos oferecem “linhas de referência” para facilitar o enquadramento, como na figura abaixo. 

        Tanto objetos quanto pessoas em primeiro plano devem estar sempre em um dos pontos de intersecção, como na figura acima. 

  Algo bem importante é lembrar que filmagens na horizontal são muito mais fáceis de editar e ficam muito mais agradáveis, já que nossa visão funciona muito melhor nesse sentido. Imagens verticais ficam com faixas laterais e com um ângulo muito diferente, então se precisar editar o vídeo, escolha um sentido no início e mantenha-o até o fim. 
  
                              Imagem na vertical                                                                                                                  Imagem na horizontal 
                                                                                                   (atenção na diferença de corte da imagem)
  
  Os dias nublados são perfeitos para as imagens com o celular. Dias de céu fechado tem uma quantidade de luz ideal (as nuvens servem de filtro natural, mantendo as cores mais próximas do “real”) e não têm “estouros” de claridade. Essa diferença se deve ao fato de que celulares não tem controle da quantidade de luz que vai ser captada. Se a ocasião não permitir, tente sempre fazer a gravação nem com a luz vinda de frente para a pessoa, nem de trás, pois assim o seu plano de filmagem terá uma boa iluminação e corre menos riscos de estouros ou sombras indevidas. 
  
  Filmar à noite é um pouco mais complicado e é necessário um celular com flash embutido. Além dessa luz, que vem da mesma linha da câmera, conseguir um tripé para estabilizar o aparelho faz com que as imagens fiquem fixas e a captação seja muito melhor, diminuindo as perdas de qualidade mesmo com as condições ruins. As filmagens noturnas em ambientes fechados também pedem esses cuidados, já que a iluminação artificial é muito diferente da natural, até mesmo na cor, que quase sempre vai mais para o amarelo do que para o branco. 
  
  Pode ser que das suas filmagens não saia um Olive - primeiro filme gravado somente com um celular - mas podem sim sair boas imagens.  Essas são dicas simples, que se aplicadas com frequência se tornarão um hábito para você. Começando assim, com um celular, você pode descobrir um talento ou uma nova paixão.
  
  E aí, gostou das dicas sobre filmagem com celular, já aplicava algumas delas antes? Tanto para sim, quanto para o não, deixe sua opinião ou dica a mais nos comentários. 
  
  Para mais dicas e novidades sobre o mundo da 7ª arte siga o @CinefilaArte e curta nossa Fanpage no Facebook.
  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aí, suas opiniões são bem vindas e fazem o CA bem mais divertido, mas mantenham o bom senso ok? Perguntas serão respondidas sempre que possível...